Política de Privacidade

Política de Segurança da Informação

É fundamental para nossa organização que todos os colaboradores adotem e pratiquem rigorosamente as normas de segurança da informação. Estamos comprometidos com a manutenção de um ambiente seguro, e nossa política detalhada de segurança da informação está acessível para auxiliá-lo nesta jornada essencial. Você pode encontrar todas as diretrizes necessárias e informações relevantes seguindo o link abaixo:

Download da Política de segurança da informação.pdf

1. Informações Gerais

A GCLOUD é uma empresa que atua com diversos serviços como gerenciamento e sustentação de ambientes, venda de produtos e licenciamento de software, consultoria, projetos e diagnósticos com o objetivo que oferecer serviços de qualidade aliados à segurança, performance e tecnologia.

A organização se preocupa com a privacidade das informações que coleta de seus usuários para prestação dos serviços oferecidos em sua estrutura física e no seu website, razão pela qual elaborou a presente Política de Privacidade com o objetivo de esclarecer aos interessados, os tipos de dados que são tratados, os motivos da coleta e a forma como os dados são tratados por nossa empresa.

Esta Política de Privacidade foi elaborada de acordo com a Lei Federal n. 12.965 de 23 de abril de 2014 (Marco Civil da Internet) e com a Lei Federal n. 13.709, de 14 de agosto de 2018 (Lei de Proteção de Dados Pessoais - LGPD).

Nossa Política de Privacidade aplica-se somente para as páginas específicas do nosso site (GCLOUD.com.br).

2. Definições

Para fins desta Política, entende-se as seguintes definições:

3. Quais são os Direitos do Titular de Dados?

O Titular de dados tem direito de solicitar à empresa informações sobre:

O Titular poderá exercer os seus direitos por meio de formulário específico disponibilizado em nosso no site no endereço www.GCLOUD.com.br/politica-de-privacidade, ao final da página, especificando:

Nome completo, e-mail, solicitação.

4. Quais Dados Coletamos?

Podemos coletar os seguintes tipos de dados:

4.1 Dados pessoais sensíveis

Eventualmente, podemos tratar dados pessoais sensíveis dos nossos funcionários e/ou seus dependentes, tais como dados biométricos para fins de acesso do funcionário às dependências físicas da empresa, bem como controle de jornada de trabalho nos termos da legislação trabalhista vigente.

Podemos coletar informações de saúde do funcionário e seu(s) dependente(s), incluindo criança e adolescente, se houver, para fins de inclusão no plano de saúde oferecido pela empresa, além de cumprimento das normas de medicina e segurança do trabalho exigidas por lei.

4.2 Dados Pessoais de Criança e/ou Adolescentes

Podemos coletar dados pessoais de crianças e adolescentes referentes aos dependentes dos nossos funcionários, quando estes forem menores de 18 anos, para fins de cumprimento de obrigações fiscais, como declaração de imposto de renda e inclusão do dependente nos benefícios oferecidos pela empresa ao funcionário, como plano de saúde.

A organização declara que coleta a autorização de pelo menos um dos pais e/ou responsável legal para utilização dos dados pessoais de criança(s) e/ou adolescente(s), bem como informa as finalidades da utilização dos seus dados, incluindo os compartilhamentos realizados com eventuais subcontratados da organização, nos termos do Art. 14, §1º da LGPD.

5. Por Que Tratamos Dados Pessoais?

Os dados pessoais informados nesta política são tratados de acordo com o tipo de dado coletado, seguindo as seguintes finalidades para sua utilização pela GCLOUD:

TIPO DE DADO FINALIDADES
Dados informados no nosso site Atendimento das demandas solicitadas pelos usuários por meios dos canais no site, orçamentos de nossos serviços, envio de notícias, informações e atualizações de nossos serviços e atividades
Dados informados na área Portal do Candidato Cadastro e recebimento de currículos dos candidatos interessados em nossas vagas de trabalho
Dados de navegação Personalização do conteúdo e serviços fornecidos aos usuários do nosso site, bem como melhoria e qualidade do seu funcionamento
Dados e documentos (cópias) de nossos funcionários e seus dependentes Admissão do funcionário, cumprimento do contrato de trabalho, disponibilização dos benefícios oferecidos ao funcionário e seus dependentes e atendimento de questões legais e regulatórias impostas por lei ou regulamento normativo
Dados de nossos clientes Estabelecimento de contrato de serviço e cumprimento das obrigações estabelecidas com o cliente, bem como oferecimento de serviços e produtos de interesse do cliente
Dados de nossos parceiros/fornecedores Estabelecimento de contrato de serviço e cumprimento das obrigações estabelecidas e contato com o fornecedor/parceiro

6. Quais Bases Legais Utilizamos?

Nossas bases legais de tratamento são definidas de acordo com o tipo de dados informados nesta Política e conforme as finalidades definidas no item anterior para seu tratamento, nos termos do Art. 7º da LGPD:

TIPO DE DADO BASES LEGAIS
Dados informados no nosso site Consentimento (Art. 7º, I): ao utilizar os canais de contato do nosso site, o usuário consente com o uso dos dados fornecidos para as finalidades informadas nesta política. Legítimo interesse (Art. 7º, IX): os dados informados pelo usuário em nosso site são utilizados para o legítimo interesse na prestação de serviços que beneficiem o usuário, de acordo com sua solicitação e atendimento dos seus interesses, bem como para promover os serviços e produtos oferecidos pela nossa empresa nos termos do Art. 10, I e II da LGPD. Exercício regular de direitos (Art. 7º, VI): excepcionalmente, nos casos de atendimento e cumprimento de determinações relacionadas a processos judiciais, administrativos e/ou arbitrais, que envolvam o usuário e/ou a GCLOUD, onde os dados sejam exigidos.
Dados informados na área Portal do Candidato Consentimento (Art. 7º, I): ao cadastrar suas informações no nosso portal, o candidato consente com o uso dos dados fornecidos para as finalidades informadas nesta política. Legítimo interesse (Art. 7º, IX): os dados informados pelo candidato são utilizados para o legítimo interesse na prestação de serviços solicitados pelo candidato, neste caso a candidatura nos processos de recrutamento e seleção de vagas de trabalho na nossa empresa nos termos do Art. 10, II da LGPD. Exercício regular de direitos (Art. 7º, VI): excepcionalmente, nos casos de atendimento e cumprimento de determinações relacionadas a processos judiciais, administrativos e/ou arbitrais, que envolvam o candidato e/ou a GCLOUD, onde os dados sejam exigidos.
Dados de navegação Consentimento (Art. 7º, I): ao navegar em nosso site, o usuário consente com a coleta dos seus dados de navegação para as finalidades informadas nesta política. Legítimo interesse (Art. 7º, IX): os dados de navegação do usuário são utilizados para o legítimo interesse na prestação de serviços solicitados, tais como personalização de conteúdos, melhoria da funcionalidade e navegação do nosso site, nos termos do Art. 10, II da LGPD. Exercício regular de direitos (Art. 7º, VI): excepcionalmente, nos casos de atendimento e cumprimento de determinações relacionadas a processos judiciais, administrativos e/ou arbitrais, que envolvam o usuário e/ou a GCLOUD, onde os dados sejam exigidos.
Dados e documentos (cópias) de nossos funcionários e seus dependentes Execução de contrato (Art. 7º, V): atendimento e execução das obrigações pactuadas com o funcionário no contrato de trabalho estabelecido. Obrigação legal ou regulatória (Art. 7º, II): cumprimento de leis e normas regulatórias, tais como leis e normas de natureza trabalhista, fiscal, tributária, além de normas relacionadas à medicina e segurança do trabalho e demais leis aplicáveis. Exercício regular de direitos (Art. 7º, VI): excepcionalmente, nos casos de atendimento e cumprimento de determinações relacionadas a processos judiciais, administrativos e/ou arbitrais, que envolvam o funcionário, seus dependentes e/ou a GCLOUD seja parte, onde os dados sejam exigidos.
Dados de nossos clientes Execução de contrato (Art. 7º, V): atendimento e execução das obrigações pactuadas com o cliente no contrato de serviço estabelecido. Obrigação legal ou regulatória (Art. 7º, II): cumprimento de leis e regulamentos aplicáveis, tais como leis e normas fiscais e tributárias. Exercício regular de direitos (Art. 7º, VI): excepcionalmente, nos casos de atendimento e cumprimento de determinações relacionadas a processos judiciais, administrativos e/ou arbitrais, que envolvam o cliente e/ou a GCLOUD, onde os dados sejam exigidos. Legítimo interesse (Art. 7º, IX): apoio e promoção das atividades da GCLOUD em oferecimento de novos produtos e serviços, nos termos do Art. 10, II da LGPD.
Dados de nossos parceiros/fornecedores Execução de contrato (Art. 7º, V): atendimento e execução das obrigações pactuadas com o fornecedor no contrato de serviço estabelecido. Obrigação legal ou regulatória (Art. 7º, II): cumprimento de leis e regulamentos aplicáveis, tais como leis e normas fiscais e tributárias. Exercício regular de direitos (Art. 7º, VI): excepcionalmente, nos casos de atendimento e cumprimento de determinações relacionadas a processos judiciais, administrativos e/ou arbitrais, que envolvam o parceiro/fornecedor e/ou a GCLOUD, onde os dados sejam exigidos.

7. Por Quanto Tempo Armazenamos os Dados?

Os dados pessoais do titular serão conservados por um período não superior ao exigido para cumprir os objetivos em razão dos quais eles serão processados.

O período de conservação dos dados é definido de acordo com os seguintes critérios:

8. Com Quem Compartilhamos Dados Pessoais?

Os dados pessoais do Titular, poderão ser compartilhados com empresas parceiras e fornecedores da GCLOUD, quando necessário para execução dos serviços ou cumprimento de obrigações das atividades desempenhadas por nossa empresa.

Os fornecedores e parceiros que atuarem no tratamento de dados em nome da GCLOUD, são denominados como Operadores de dados pessoais nos termos do Art. 6º, VI da LGPD.

A organização compartilha os dados pessoais com as empresas dos segmentos e em razão das seguintes finalidades abaixo informadas:

OPERADOR DE DADOS FINALIDADE DO TRATAMENTO
Clínica de medicina ocupacional Realização de exames admissionais, periódicos e demissionais de funcionários
Corretora de Seguros Contratação de seguro de vida para funcionários
Operadora de Plano de Saúde Adesão dos funcionários e seus dependentes ao plano de saúde conveniado da empresa
Concessionária de Transporte Coletivo Para pagamento de vale-transporte aos funcionários
Assessoria jurídica Para garantia de defesa da organização em eventuais demandas judiciais e/ou administrativas, quando necessário
Serviços de hospedagem em nuvem Para hospedagem de aplicações e/ou armazenamento de documentos e informações da empresa

A organização poderá ainda, realizar o compartilhamento de dados pessoais listados nesta Política, com entidades públicas ou privadas, nos casos em que houver obrigação legal ou regulatória ou determinação judicial ou de autoridade competente, que exija o fornecimento dos dados pessoais.

9. Do Encarregado de Proteção de Dados

O Encarregado de proteção de dados é o profissional nomeado pela organização, para aceitar as reclamações e comunicações dos titulares de dados, fornecer informações e adotar providências em cooperação com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais (ANPD).

O encarregado de proteção de dados da GCLOUD é o DPO, que poderá ser contatado pelo e-mail [email protected]

10. Como Protegemos os Dados?

A organização adota medidas técnicas e organizativas em conformidade com as boas práticas de segurança da informação da norma ISO 27001, visando estabelecer a segurança das informações e a proteção dos dados pessoais dos usuários, incluindo, mas não se limitando a: controle de acesso à informação, recuperação de dados, criptografia, monitoramento de incidentes de segurança, confidencialidade com seus colaboradores, fornecedores e prestadores de serviços e política de segurança e de privacidade da informação.

O nosso site utiliza certificado SSL (Secure Socket Layer) que garante que os dados pessoais se transmitam de forma segura e confidencial, de maneira que a transmissão dos dados entre o servidor e o usuário, e em retroalimentação, ocorra de maneira totalmente cifrada ou encriptada.

A violação de dados pessoais ocorre quando um incidente de segurança provoca, de modo acidental ou ilícito, a destruição, a perda, a alteração, a divulgação ou o acesso não autorizado a dados pessoais transmitidos, conservados ou sujeitos a qualquer outro tipo de tratamento.

A organização comunicará o Titular de dados, em prazo adequado, caso ocorra algum tipo de incidente de segurança, que trata o item anterior, relacionado aos seus dados pessoais, que possa causar risco ou dano relevante para seus direitos e liberdades individuais.

Não serão considerados como incidente de segurança, situações as quais os danos sejam de culpa exclusiva de terceiro, tais como ataque de hackers ou crackers ou culpa exclusiva do Titular de dados, como em caso em que ele mesmo transfere seus dados a terceiro.

Por fim, a organização se compromete a tratar os dados pessoais do usuário com confidencialidade, dentro dos limites legais.

11. Cookies

Os cookies são pequenos arquivos de textos enviados pelo site ao computador do usuário que permitem a coleta de informações relacionadas à navegação do site, como por exemplo, dados sobre dispositivo utilizado pelo usuário, bem como seu local e horário de acesso ao site.

As informações coletadas por meio destes cookies são utilizadas para melhorar e personalizar a experiência do usuário, sendo que alguns cookies podem, por exemplo, ser utilizados para lembrar as preferências e escolhas do usuário, bem como para o oferecimento de conteúdo personalizado.

Algumas informações coletadas pelos cookies podem em algum momento levar a identificação do usuário, podendo ser considerada como dado pessoal.

O usuário poderá se opor ao registro de cookies pelo site, bastando que desative esta opção no seu próprio navegador ou aparelho.

Cabe ressaltar que a desativação dos cookies pode afetar a disponibilidade de algumas ferramentas e funcionalidades do site, comprometendo seu correto e esperado funcionamento, como por exemplo, entre outras funcionalidades, a remoção das preferências do usuário que estiverem sido salvas no site.

A seguir, são disponibilizados alguns links para as páginas de ajuda e suporte dos navegadores mais utilizados, que poderão ser acessadas pelo usuário interessado em obter mais informações sobre a gestão de cookies em seu navegador:

12. Das Alterações

A presente versão desta Política de Privacidade foi atualizada pela última vez em: 31/05/2024.

A organização se reserva o direito de modificar, a qualquer momento e sem qualquer aviso prévio, os termos desta política, especialmente para adaptá-los às evoluções do nosso site, seja pela disponibilização de novas funcionalidades, seja pela supressão ou modificação daquelas já existentes.

Dessa forma, convida-se o Titular de dados a consultar periodicamente esta página para verificar as atualizações.

Ao utilizar o serviço após eventuais modificações, o Titular de dados demonstra sua concordância com as novas normas. Caso discorde de alguma das modificações, deverá interromper, imediatamente, o acesso ao site ou a área do participante e apresentar a sua ressalva ao serviço de atendimento, se assim o desejar.